sábado, 28 de agosto de 2010

"Respeitável público..."


Ano eleitoral. O que se vê por toda parte são rostos felizes e promessas de um futuro alvissareiro. O partido do governo vigente exibe rostos de crianças radiantes e a oposição se atém a atacar. É hora do picadeiro democrático. Cada vez mais a propaganda eleitoral se devia do seu real objetivo: Esclarecer. Encena-se tanto que muitas pessoas já ligam a televisão no horário reservado a esse fim para “rir com aqueles políticos malucos”. É um cenário degradante. Estão querendo vender (ou seria comprar?) a democracia, transformando seu nome em comédia, desmerecendo-a e ridicularizando.
Com conteúdo enlatado e evasivo, os políticos brasileiros vêm enganando a população há vários anos. Usando técnicas pré-fabricadas de centros publicitários (que profissionais são esses, que ajudam a lubridiar seu povo?) tenta-se conquistar votos como a consumidores. O espaço que deveria ser usado para as discussões, os debates sobre a situação do País a fim de mudá-la é preenchido com teatro, sorrisos falsos e promessas utópicas.  Como mudar dessa forma? Como pode o eleitor usar de seu senso crítico para discernir o melhor quando tudo que lhe é apresentado soa como fábula?
Não bastasse a corrupção e todos os meios obscuros de obtenção de votos que rodeiam os meandros políticos em época de eleição, o eleitor ver corrompida sua maior fonte de esclarecimento. Os partidos perderam sua identidade ou mascaram sua ideologia original a tal ponto que é impossível diferenciar o ruim do menos pior. Têm-se comércio. Assiste-se a um show de horrores. E quando no fim de tudo as máscaras caem é tarde demais.
Sem esclarecimento a grande massa alienada permanece a alimentar o esfacelamento do Estado brasileiro. Mas, como poderia ser diferente de desde a infância foram condenados a tal situação? O Brasil não muda não porque não pode ou por desleixo de seu povo. O Brasil não muda simplesmente porque é o mestre de cerimônias quem decide o início e o fim do show.

Um comentário:

  1. Na verdade a democracia no nosso país ainda é incipiente, pois se fizermos uma cronologia do sufrágio universal no Brasil, vemos que população só elegeu democraticamente apenas seis presidentes(Vargas, JK, Jânio Quadros,Collor,FHC e Lula) em oito eleições. Sendo que as eleições foram interrompidas da década de sessenta com o golpe Militar, prejudicando o amadurecimento da população. Vinte anos depois a população voltou a votar normalmente, porém o processo democrático tinha sido interrompido e a população voltou ao estagio inicial de amadurecimento. O povo Brasileiro é desprovido de educação, em decorrência disso, abdica de entender os processos eleitorais e o mesmos políticos se mantém nos seus respectivos cargos.Hoje, artistas frustrados querem ocupar cargos importantes e fundamentais para a construção do Pais. Eu não discrimino o fato de serem artistas e frustrados na carreira, mas o fato de não criarem um vinculo social, não terem identificação com o que defendem. Não podemos deixar de reconhecer que alguns artistas já beneficiaram a vida de muitos Brasileiros com projetos sociais, mas alguns não sabem o que farão, quando eleitos elo povo.
    Desenvolvo pesquisas sobre as eleições de 1989 e constatei uma atuação maciça de todos os setores sociais, a juventude atuante e via brilho nos olhos dos artistas,jovens e estudantes que sonhavam com um Brasil mais justo. Os candidatos eram autênticos, defendiam seus projetos com veemência, não escondiam suas respectivas biografias e projetos e discutiam nos debates ideologias e programas que adotassem essas idéias.
    Hoje, temos candidatos com biografias interessantes, porém não vemos autenticidade e acima de tudo, vemos propostas que amenizarão um pouco os principais problemas do Brasil. Não vejo apenas o segmento menos escolarizado descrente, nessas eleições, mas todos os segmentos, inclusive os mais escolarizados.
    Então o processo democrático ainda é incipiente no Brasil e o povo amadurecerá com o tempo. Existe uma Analogia com a matemática e com funções, pois quanto mais exercitamos, melhoramos nossa compreensão do mundo. O povo Brasileiro amadurecerá, não sei se estarei vivo quando isso acontecer, mas sei que o transcorrer do tempo é nosso aliado e amigo.

    ResponderExcluir